Make your own free website on Tripod.com

(Clique sobre a foto para ver a imagem ampliada)

 

7- Vitrine de Miniaturas de Veículos da FEB n 2ª Guerra Mundial (Casa da FEB, Rio de Janeiro, Brasil - 23 de Março de 2001)

(texto de João Barone)

O primeiro evento oficial do CVMARJ - Clube de Veículos Militares Antigos do Rio de Janeiro foi finalmente realizado no dia 23 de Março último, com a inauguração da vitrine de miniaturas de veículos usados pela FEB na Itália durante a Segunda Guerra, na Casa da FEB, no centro do Rio de Janeiro.

Essa iniciativa do CVMARJ contou com o apoio da loja Cia. do Modelismo (www.ciadomodelismo.com.br), que promoveu um concurso entre seus alunos do curso de plastimodelismo, dado nas dependências da loja. As miniaturas (kits), material de montagem e bases para exposição, foram doados pela loja e os alunos se aplicaram muito para serem selecionados e ter suas miniaturas na vitrine.
No momento da inauguração,  estavam presentes muitos ex-combatentes, autoridades militares e uma boa parte dos membros do CVMARJ,  com suas viaturas (em escala 1:1).

 O Cel. Sérgio Pereira, (último, da esquerda para a direita, na foto ao lado) chefe da Casa da FEB, deu início a pequena solenidade, antes do descerramento do estandarte da FEB. Em nome do CVMARJ, falou o vice-presidente João Henrique Barone, que agradeceu a todos que apoiaram a realização do evento. 

Finalmente, para surpresa de todos, falou o Gal. Plínio Pitaluga (segundo, da esquerda para a direita na foto acima), que comandou o Esquadrão Tático de Reconhecimento da FEB na Itália, quando era capitão. 
Do alto dos seus 92 anos, o Gal. Plínio mostrou uma lucidez invejável. Após a inauguração da vitrine, o Gal. Plínio contou como resolveu retirar as "saias" laterais do seu M-8, pois implicava muito com aquilo, lançando moda entre o pelotão. Ele afirmava:  "no meu pelotão, não há lugar para saias!"

Assim, foi realizado o primeiro dos projetos que o CVMARJ está promovendo, além do evento ter simbolizado o início das ações desse clube. Após a cerimônia, os membros presentes com suas viaturas seguiram "em comboio" pelas ruas do Rio, na direção de uma conhecida choperia em Ipanema, para celebrar condignamente os acontecimentos como manda o figurino: chopp gelado!

 

<<-- Voltar para a Relação de Eventos

[ Homepage | Estágio Inicial | Restauração Passo a Passo ]

[ Outras Restaurações | Jeeps no Exército Brasileiro | Período de Produção ]

[ Jeeps dos Amigos | Publicações | Links | Download | Deixe sua Impressão ]