Make your own free website on Tripod.com

Restauração Passo a Passo

Etapa 2: Junho - Setembro 1998

(Para ver a imagem ampliada clique sobre a foto)

 

A partir do início de junho de 1998 começaram os trabalhos de recuperação e reparo da carroceria, certamente a etapa mais difícil e demorada, sempre dentro do objetivo de restauração à condição mais próxima da original possível.

Com a retirada das várias camadas de tinta aplicadas ao longo de 57 anos e o exame do estado da carroceria, ficam também expostas algumas surpreendentes constatações como a que o jeep sofreu muitos acidentes nos 28 anos anteriores a 1970, quando foi por mim adquirido.

JeepJP10.jpg (31468 bytes)  JeepJP11.jpg (48057 bytes)

Outra constatação foi que o intercâmbio de peças e componentes entre jeeps no Exército deve ter sido intenso. Entre várias outras peças, o motor, como já dito, foi certamente retirado de outro Jeep MB, ano 1944, já que a data de fundição nele gravada (casting date) é 16 de Maio de 1944.

JeepJP14.jpg (36936 bytes)  JeepJP15.jpg (33437 bytes)

A propósito, os chassis do Willys MB e do Ford GPW, embora muito semelhantes, têm algumas diferenças importantes. Há diversos pequenos detalhes, porém o mais visível é uma barra transversal dianteira, que no MB é tubular e no GPW é um perfil "U" invertido. Os pinos de fixação dos amortecedores são bem mais elaborados no GPW e mais simples no MB. Outra diferença marcante é o local onde é gravado o número do chassis. No GPW é na parte superior frontal da longarina esquerda (lado do motorista), enquanto que no MB é em uma pequena plaqueta afixada interna e lateralmente na frente da mesma longarina.

 

 

<< Anterior | Próxima >>

 

[ Homepage | Estágio Inicial | Outras Restaurações ]

[ Período de Produção | Jeeps no Exército Brasileiro | Publicações | Jeeps dos Amigos ]

 [ Eventos e Exposições | Links ]